Só depois da pinga...

sexta-feira, junho 01, 2007

.

Já tem um tempo que eu ando pensando em escrever sobre culpa.
De todo tipo, porque acho que a culpa é um dos poucos sentimentos que vêm de coisas boas e ruins. A gente sente culpa por ter inveja da roupa ou da felicidade alheia, mas a gente também sente culpa por ser ou estar muito feliz.
Ando sentindo diversas culpas, acho que por isso o tema não me sai da cabeça.
Nunca fui dessas pessoas que se remoem de culpa ao longo da vida, apesar de achar que por diversar vezes fui privilegiada. À isso só sou grata.
Hoje sinto culpa por não estar trabalhando, por ser sustentada pelo meu pai. Por comer chocolate. Por ficar muito no computador e ler poucos livros.
Sinto culpa por não ligar (ligar de fato, pegar o telefone e ligar) para minhas amigas com a mesma frequência que penso nelas. Sinto culpa por ter dado tanto trabalho e ter tido uma educação tão cara. E por ter sido demitida.
Por comer, pelos motivos óbvios, e por não comer, pensando nas pessoas que não têm um prato decente em casa todos os dias. Não, eu não sou hipócrita o suficiente para dizer que penso nisso a cada refeição que faço. Eu me culpo por isso também.
A culpa nunca vêm sozinha, ela sempre vêm com algum outro sentimento agregado. É culpa com medo, com remorso, com preguiça, com desejo.
No dia da foto deste post eu estava cheia de dúvidas e culpas e o mundo estava mesmo desses tons aos meus olhos. Hoje minhas culpas são outras, acho que sempre vão mudando, mas essa desse dia era a pior: era a certeza que a culpa era toda minha.

1 Comments:

  • Não viver é o preço da pureza.

    By Anonymous Anônimo, at 12:57 AM  

Postar um comentário

<< Home